segunda-feira, 22 de março de 2010

Concurso Paisagens Mineiras




Mostre o seu olhar e o seu amor por Minas



O Concurso Fotográfico Paisagens Mineiras é um convite para você se inspirar e revelar, pela fotografia, as belezas da nossa terra e da nossa gente.
De fevereiro a agosto de 2010, envie suas imagens para o site, limitadas a três fotos por pessoa por mês. A partir de fevereiro, a cada mês, cinco fotos serão selecionadas por uma comissão julgadora, segundo critérios de qualidade técnica, representatividade para o estado e beleza estética. Elas disputarão o voto popular pela internet serão publicadas no Jornal Estado de Minas e exibidas no cenário do Jornal da Alterosa.



*FOTO: Ouro Preto / MG - Sara Magnabosco. Pôr-do-sol em Ouro Preto-MG.




Veja mais informações no link: Concurso Paisagens Mineiras

Matriz do Pilar de Ouro Preto vai entrar em obras


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais – Iphan-MG está realizando serviços de pintura externa e limpeza das cantarias e fachadas da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, um dos mais importantes monumentos nacionais, protegido por tombamento da União desde 1939. O custo da obra é de R$ 133 mil com recursos do Iphan. Será utilizada tinta mineral, à base de silicato, para a pintura das alvenarias do templo, produto de alta durabilidade e desempenho técnico.

A obra será realizada em etapas, começando pela pintura da fachada lateral direita do templo e, como não há necessidade de envelopamento de toda a Igreja durante os serviços, tanto os tapumes quanto os andaimes serão instalados em sistema de rodízio. Durante os trabalhos, o Iphan pretende minimizar tanto a interferência no funcionamento e visitação da Igreja, como no tráfego das ruas ao redor.

As cores externas vão seguir o padrão cromático atual, com vermelho sangue-de-boi, verde colonial e amarelo ocre nas janelas, portas e molduras, alvenarias em branco neve e os gradis em preto, respeitando a cromática dos detalhes. As molduras em massa, presentes principalmente nas cimalhas, cunhais posteriores e volutas do frontão da fachada principal seguirão a paleta de fotografia fornecida pela Paróquia datada de 1988, quando foi entregue a última pintura, estes elementos foram pintados em amarelo claro, pouquíssimo alaranjado, tom que já se alterou pelo desgaste natural do material.

Fonte: IPHAN